Este texto,é de uma grande amiga,irmã, q soube exatamente descrever oq é a tal saudade!e posto este,a todos os que amo de passaram e estão na minha vida!
A saudade, ao contrário do que muitos pensam, não é melancólica nem triste.
Ela é alta, falante, daquelas visitas que chegam sem tocar a campainha e se acomodam no sofá da sala.
Chega sem avisar e toma toda a sua atenção.
Estava pensando em tomar banho? Em escovar os dentes? Em fazer o jantar? Em sair com os amigos?
Desista. Quando a saudade chega, ela te faz sentar para escutá-la o tempo que julgar necessário.
Dizem que é amiga da tristeza.
Ela diz que a tristeza é apenas uma conhecida que a acompanha de vez em quando.
A saudade, por ser tão louca, tem assunto para todas as horas. Uma hora começa a falar, no meio do café da manhã, sobre o cheirinho do chocolate que sua mãe fazia quando era criança, fazendo você olhar para o seu café sem açucar com uma certa eka.
Outra hora, sem avisar, vem com histórias de amigos, bem na hora de uma reunião importante, e faz você se controlar ao máximo para não dar uma gargalhada.
A saudade geralmente é alegre. É um sentimento que muitos não gostam, mas é bom. Mas como todo ser vivo (pq a saudade é algo vivo, sem dúvidas), tem seus momentos cruéis.
E a saudade, quando quer ser cruel, é a pior das criaturas. Pega você em uma hora quase sempre inesperada. E maltrata. Fala sobre coisas boas que nunca mais voltarão. Fala sobre coisas ruins que magoaram o coração. Fala de pessoas queridas que já se foram. Fala de amores.
Aliás, a maneira mais cruel da saudade se manifestar é quando fala de amores. Porque ela sabe, que em matéria de ser humano, é o assunto mais polêmico.
É noite, e o meu edredon lilás fofinho na minha cama é a imagem mais convidativa do dia. Mas ela aparece, e, já deitada, começa: "Nossa, se você não estivesse sozinha, talvez nem precisasse de edredon". Ela sabe cutucar bem onde dói.
No momento atual da minha vida, confesso que a Saudade veio com a Tristeza grudada nela. Parece que estava sem o que fazer e resolveu acompanhar a Saudade ao meu encontro. E a Saudade, por sua vez, devia estar com uma saudade tremenda de mim, pois há semanas não me larga de mão.
Acordo e ela já está ali (isso quando não acordo com sua conversa fiada no meio da madrugada). No ônibus, não me deixa ler em paz. No trabalho, se sente desprezada se tento me concentrar. No passeio noturno com o meu cachorro, adoooooora o estilo flash back. E a noite... ah, a noite. É aí que ela se enfurece. Por eu não ter dado a ela toda a atenção que ela acha que merece, fica fula da vida. E me atazana até a hora de dormir. Fala de tudo o que aconteceu. Das coisas boas e das coisas ruins. Aperta meu coração. Choro de tanto ouvir ela falar. Ô saudade, você pelo menos poderia mandar a tristeza embora né... Mas ela diz "tadinha, tava tão sozinha, acho que ela quer ficar com vc também." Ok.
Mas como tudo na vida, sei que um dia ela vai embora. Um dia ela se cansará da minha companhia e vai dar um de seus passeios por corações alheios.
Mas volta. E quando voltar, vai voltar menos trágica. Não sei quando será a sua partida. A cada dia aumenta a minha sensação de que ela arrecém chegou. Mas vamos lá.
A Saudade, apesar de tudo, é uma companheira fiel.
bjo no corpo!!!!!
Nani
3 comentários:
Fantático...fantástica, tu! Amei... ainda me lembro daquele curta que inventasses nos tempos do "concerto", uma love story (sobre a qual não vou dar muitos detalhes pq detesto plágios). Já tinhas uma fã, agora como tua fãcresci mais ainda. Muita sorte, suceso, saúde e paz. Saudade, disso sei eu...de vez em quando a minha fala em ti. Um beijão bem grande da amiga de longe que espera a tua visita, quem sabe?
Gi
A GIIIII,grande amiga,companheira de trabalho e q muito me ouviu por quase um ano!!lembro bem do curta.mas infelizmente so ficou na minha memoria e na de quem ouviu (tu no caso).
quanto a visita,quem sabe,planos existem,vontades,mas falta ainda o tal do vil metal.
Tu bem sabes,que tbm sou tua fã!!desde sempre....
Ahhh quem inventou essa tal saudade...?
Postar um comentário